sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

turn back in time

onde estão as máquinas do tempo quando precisamos delas!

o que eu dava por uma cápsula das da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (com ilustrações de Arlindo Fagundes)...

enfiava-me nela e qual cientista louco do regresso ao futuro inseria os dados:

Lisboa, 1640....

chegava aos conjurados e ao D.JoãoVI e dizia-lhes:

"- filhos, nã se macem, todo esse sangue suor e lágrimas é inútil porque mais quatro séculozitos e vem aí uma cambada de incompetentes q vai dar cabo disto tudo... não, a sério, a outra diz que prefere ser Raínha por uma hora do que Duquesa a vida inteira, mas é tudo reinação, brincadeirinha de quem ainda não tem televisão com que se distrair...
"- aqueles gajos vão lixar isto, e dps vai ser chato porque com as voltas que vocês vão dar no túmulo acabam com a espandilose de vez...desculpem lá o mau jeito, de qualquer maneira o que conta é a intenção!"

NÃOOOOO, resta-me um pingo de patriotismo e perturba-me muito a ideia de ser compatriota do Nadal, da Letícia e daquela Rocío que nem depois de morta desaparece da Hola!
alteraremos então a data para Lisboa 1808, para falarmos com esse galã do século XIX chamado~Lord Whellington

chegada lá mandava-lhe logo um:

"-Hai Whelli, Au ar iú"

ao que acrescentava, para quebrar o gelo...

"- olha meu querido, antes de mais deixa-me que te diga que aprecio muito o teu trabalho. Não há nada mais bonito de ver do que um British Gentleman derrotar um franciú que podia ser do elenco da Xuxa, tem graves problemas de gases (daí a mão na barriga), a acha que está a jogar ao risco!

o teu trabalho, meu querido é de importância extrema, principalmente para todo o público feminino, pq se não fosses tu o Pierce não cantava o Waterloo no fim do Mamma Mia de peito à mostra... obrigada por seres quem és!

Look honey, ainda bem que expulsaste os tótós dos franceses, mas o que eu queria mesmo era saber se podes dar um toquezinho à His Heighness para Portugal passar a fazer parte da Inglaterra...

assim como assim poupa´vamos a chatice da conversão para o Euro e ganhávamos de uma assentada a Libra, o William e a top shop, e vocês ganhavam aquilo que nunca iriam ter de outra forma: Albufêra e o Port wine... não era nice??? hã?? beach, garines and booze??

- ó pá, pra nós era perfeito, porque depois vem aí um tipo armado em Napoleão dizer que vamos passar por uma grande tormenta e que temos de nos agarrar bem... hold tight, you know? tipo Adamastor, percebes, aquelas bullshits em que nem tu já acreditas...

- ...e ele não percebe que já andamos nesta coisa da tormenta vai pra...nove séculos, dsd q o Afonso Henriques deu uma porrada na mãe...
(mas tb, com um começo assim - um filho maltratador e uma mãe amantizada com um espanhol, o que é q a gente esperava?? tava-se msm a ver que isto ia dar pró torto.)

- diz desculpa, ah não queres? O Pinto da Costa é demasiado mau para ser Inglês... pois, és capaz de ter razão... eu percebo, claro, um pinto da costa, um valentim e um alberto joão ninguém aceita assim! não claro, pois, o ronaldo é bom mas n chega. ok, pronto, foi um prazer, se calhar o que fazemos é que eu digo às pessoas da minha geração que vão ter de fazer um esforço monstro para remendar erros históricos consecutivos... e nem menciono que tu disseste que we should be ashamed of ourselves... ná, fica só entre nós, pequeno desabafo, eu compreendo...

- "JÁAA VOUUUUU"! Whelli, I góra gou, que a bandeirada da cápsula tá caríssima (pior que a do aeroporto), e o motorista é daqueles tipicamente portugueses - meaning besta - que a gente adora apanhar!

kiss tu iuuu darling!