quarta-feira, 1 de julho de 2009

Guia de São Paulo para portugueses iniciantes.

A G e o L estão a pensar em vir morar para SP...

Este post é para eles, e para todos aqueles que chegam à minha cidade

vamos então ao.... (devia surgir aqui um jingle bacana, mas isto não é o Faustão e eu ainda não sou assim tão nerd para dominar a arte da postagem)

GUIA DE SAMPA PARA PORTUGUESES!

1. Se pensas que vais andar a pé, esquece... vais precisar de um carro e embora chegues cheio de boas intenções, acabarás por usar o carro até para fazer xixi... quanto mais combateres isso, mais infeliz serás.

2. Se pensas que as pessoas que "falam com aqueli sotaqui liusio-briasilieiro" são idiotas, parabéns: vais-te tornar um idiota chapado. Ao princípio tentarás resistir, pelo que verás caras de espanto e confusão à tua frente, e para seres minimamente compreendido terás de recorrer ao açúcar lexical! Surpreendentemente, ninguém vai gozar o prato, e só então serás compreendido!

3. Palavras como bacana, nooooossa e qui légau vão entrar no teu dicionário!

4. Nunca mais vais dizer as seguintes frases: "está um trânsito danado em Lisboa", "as discotecas em Lisboa são as melhores do mundo", e "ontem fui a um cabeleireiro aqui em Lisboa que fazia as mãos baratinho baratinho"... por outro lado terás saudades das frases "iiiixx, este peixinho tá do melhor"; "queria um café delta se faz favor" e "vou tomar um copo à beira-rio".

5. Vais perder o interesse pelo futebol. No Brasil achas que é tudo futebol de brinca-na-areia, sem velocidade nem cultura tática, e em Portugal chegarás à lúcida conclusão de que está tudo na mesma, com o Porto a ganhar e os outros cada vez mais perto do cascalheira!

6. Vais-te habituar a que te desejem as melhores coisas do mundo depois de uma mera viagem de táxi: sorte, saúde, a companhia de Deus, a benção do Dito. Ao princípio duvidarás da sinceridade de quem deseja, mas com o tempo verás que é verdadeiro, e a tua alma de europeu sisudo experienciará pela primeira vez a alegria da empatia e do amor pelo próximo (ao princípio podes estranhar, mas depois é uma maluqueira danada).

7. Vais passar por mal-educado se não deres bom dia a todos os porteiros, empregados, toda a gente "fixa" na rua enquanto passas (que são dezenas por cada metro), já pra não falar do sorriso ocasional à pessoa desconhecida que acabou de sorrir pra ti.

8. Se quiseres fazer amigos, compra um cão. Se ele for muito giro (como o meu), tás tramado, prepara-te para não conseguires andar um metro nos shoppings sem que venham fazer festinhas, pegar ao colo, dar beijinhos (no cão, não em ti, só se fosses o Raj/Giselle).

9. Nos serviços de atendimento ao público não vale a pena fazer cara de europeu, vulgo cara de cú. Lembra-te que neste país o politicamente correto é o simpático, por isso utiliza a técnica zen/carneiro mal morto/ gaja boa um póuuuco confusa (a boquinha na-na-na ajuda)! e prepara-te para esperar e desesperar, e entender a frase EM VIAS DE DESENVOLVIMENTO.

10. Se conseguires escapar vivo e são ao trânsito de São Paulo, parabéns, és um verdadeiro paulistano (e cuidado com as mudanças de faixa!!!)

O segredo fica entre nós: não espalhes que esta é uma das melhores cidades do mundo, porque senão isto transforma-se em Albufeira, e nós não queremos outro Libertos por aqui!!