quinta-feira, 26 de março de 2009

european shopping

de vez em quando dá-me uma saudade da europa... não necessariamente de Portugal (enquanto país, os meus amigos não precisam ficar ciumentos)... bom, talvez do ALentejo, do Algarve e do leitão da bairrada... quanto a Lisboa, já expressei a minha paixão em outro post, por isso não vou nem falar...

mas da-me uma saudade imensa da antipatia blazé europeia, aquela afirmação no rosto de que "queridos, pensem bem antes de serem simpáticos"

agora mais a sério, tenho saudades de ir a Badajoz ao Corte Inglês (eu sei, é estúpido, mas eu msm com el corte à porta continuo a ir a Badajoz comprar sabonetes!!), das rebajas e dos quarenta graus de Sevilla, da comida de madrid e até do metro tenebroso de Bracelona (sorry carol, mas o metro convenhamos que é um pouco assustador)...

do Costa caffé, do fish and chips e dos pubs londrinos...do frio do Hyde Park, e de passear no harrods maravilhada, de queixo caído, como boi no palácio (até que fui à daslu, e vi que o harrods é brincadeirinha)...

des crêpes avec Nutella, da antipatia dos franceses, da classe das francesas e dos BABYS maraviilhosos francesinhos, de cachecol e blazer de veludo...

nessas alturas, só me consola ir a um sítio que se podia chamar banho de europa, mas por acaso chama-se

ZARAAAA

entro na minha pequena europa paulistana e desfilo o olhar pelos modelitos europeizaços: as luzes, as vitrines, tudo me lembra a rua augusta, a rue de rivoli e a oxford street... só me falta o frio de inverno para poder vestir os casacos absurdamente quentes, e para passar de loja em loja, experimentando o gelo da rua alternado com os aquecedores apontados à entrada...

quente-frio. tira casaco põe discretamente na mesa da loja, enquanto experimenta. fica sem circulação no braço quando vai pagar, por conta dos quilos de roupa que tirou ao entrar no "forno"... em meia-hora veste tudo outra vez: long-sleeve, sweater, casaco, casacão, chapéu, luvas e baton do cieiro... cebola encascada, sai e sente as agulhas do frio europeu a entrarem pelo nariz, a darem três voltas ao cérebro e a encaminharem para a próxima loja, já aqui ao lado, que tem aqueles jatos de ar quente que fazem recomeçar tudo outra vez!! e já que entraste, mais vale dar uma olhadela...

quem disse que o frio não era uma manobra de marketing do hemisfério norte?