terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

viver no Brasil

a pergunta que mais me fazem em Portugal?
como é viver no Brasil?

bom... como é que eu vou explicar... se calhar o melhor é recorrer a exemplos...

viver no Brasil é ir ao fórum (=tribunal), e ver duas funcionárias fascinadas com uma demonstração de um aparelho de massagens, acompanhado de frases do solícito vendedor do género "si você passar o aparelho nessa zona aqui (=lombinho lateral da funcionária) é muito eficaiz para acabar com a dôr menstruau!

é ir à praia, só avistar sungas e não conseguir dormir porque um bando de almas resolve trazer o radinho e cantar todas as músicas de pagode e hinos do Corinthians de que se conseguiram lembrar!

MAS também é ter o privilégio de assistir ao desfile, que mesmo em São Paulo, já arrebata e convida à folia e ao espanto...

é dançar o vira no sambódromo porque uma qualquer escola de samba se lembrou de homenagear Portugal (eu e a Leo demos show... nós sambamos, mas àláber que zuca sabe dançar o vira???)

e é chegar a casa da praia, estourada (exposição excessiva à sunga, talvez), e ver que está um bloco de Carnaval a passar pela rua... e descer, e ver a euforia daquela gente, já bebida, já mutxo louca, mas sempre tão bem-disposta.

viver no Brasil é celebrar a vida: não só no Carnaval, todos os dias!